domingo, 25 de janeiro de 2015

Análise Crítica LATAM Fidelidade - Parte 1: apresentação do programa

Esta primeira parte é uma apresentação do programa LATAM Fidelidade, que já foi considerado o melhor programa de fidelidade do Brasil, na época em que era o TAM Fidelidade. Aqui estão as informações e regras para entendimento do funcionamento do mesmo.


Logotipo do LATAM Fidelidade

Nome: LATAM Fidelidade (ex TAM Fidelidade)
Cia aérea: LATAM Airlines (ex TAM Linhas Aéreas)
Aliança: oneworld
Unidade: Pontos Multiplus
Validade dos pontos: 2 anos a partir da data do voo, ou da compra pelo site Multiplus ou da efetivação da transferência (no caso de pontos oriundos de parceiros, como por exemplo, instituições financeiras).
Validade do bilhete prêmio: 365 dias a partir da data de emissão
Categorias: são divididas em cinco categorias: . Os benefícios da aliança oneworld são válidos para os clientes LATAM Fidelidade, tais como bagagem adicional e prioridade no embarque e na devolução de bagagens.

Benefícios das categorias elite

Categorias do LATAM Fidelidade


Benefícios LATAM Fidelidade GOLD

25% de pontos bônus em voos LATAM.
10 kg de franquia de bagagem em voos LATAM ou 1 volume extra.
Status Ruby na oneworld
Acesso ao check-in prioritário de Classe Executiva em voos internacionais.
Acesso a assento preferencial ou pré-reservado
Prioridade na lista de espera
2 cupons para upgrade da classe Econômica para a Premium Business, em voos internacionais, de acordo com a disponibilidade e as prioridades da lista de espera, a partir do segundo semestre de 2016.


Benefícios LATAM Fidelidade PLATINUM

Tabela preferencial de resgates para voos nacionais e internacionais.
75% de pontos bônus em voos LATAM
Prioridades (check-in, embarque e bagagem) em voos LATAM para você e um acompanhante.
Acesso às salas VIP LATAM com direito a acompanhante
20 kg de franquia de bagagem em voos LATAM ou 2 volumes extras
Status Sapphire na oneworld.
Check-in Prioritário no Aeroporto nos balcões de Classe Executiva.
Acesso a todas Salas VIP de Classe Executiva, independentemente da classe em que viaja.
Embarque Prioritário.
Prioridade nas listas de espera
Acesso ao assento mais como cortesia.
6 cupons para upgrade da classe Econômica para a Premium Business em voos internacionais, de acordo com a disponibilidade e as prioridades da lista de espera, a partir do segundo semestre de 2016.


Benefícios LATAM Fidelidade BLACK

Upgrade cortesia da Classe Econômica para a Classe Executiva (apenas em voos internacionais) de acordo com a disponibilidade e prioridades da lista de espera. Clique aqui e saiba como solicitar este benefício
Tabela preferencial de resgates para voos nacionais e internacionais.
100% de pontos bônus em voos LATAM
Prioridade no check-in, no embarque e na bagagem em voos LATAM para o cliente e um acompanhante.
Acesso às Salas VIP LATAM para o cliente e um acompanhante
20 kg de franquia de bagagem em voos LATAM ou 2 volumes extras
Status Emerald na oneworld.
Check-in Prioritário no Aeroporto nos balcões da primeira classe e da classe executiva.
Acesso as Salas VIP de Primeira Classe e da Classe Executiva, independentemente da classe em que viaja.
Embarque Prioritário.
Bagagem adicional ou um volume extra
Prioridade nas listas de espera.
Acesso ao assento mais como cortesia.
Passagem rápida na inspeção de segurança.
Upgrade cortesia da Classe Econômica para a Classe Executiva em voos internacionais, de acordo com a disponibilidade e prioridades da lista de espera (não vale entre Classe Executiva e Primeira).
Upgrade cortesia para acompanhante: 6 cupons para upgrade da classe Econômica para a Premium Business, em voos internacionais, de acordo com a disponibilidade de lista de espera, a partir do segundo semestre de 2016.


Benefícios LATAM Fidelidade BLACK SIGNATURE

Tabela preferencial de resgates para voos nacionais e internacionais.
100% de pontos bônus em voos LATAM
Prioridade no check-in, no embarque e na bagagem em voos LATAM para o cliente e sua família (cônjuge ou filhos) ou um acompanhante.
Acesso às Salas VIP LATAM para o cliente e sua família (cônjuge ou filhos) ou um acompanhante.
Telefone dedicado com atendimento especial – 0800 771 1077.
20 kg de franquia de bagagem em voos LATAM ou 2 volumes extras.
Check-in preferencial para marcação de assentos com disponibilidade total, independente do perfil de tarifas (exceto Espaço +).
Status Emerald na oneworld.
Check-in Prioritário no Aeroporto nos balcões da primeira classe e da classe executiva.
Acesso as Salas VIP de Primeira Classe e da Classe Executiva, independentemente da classe em que viaja.
Embarque Prioritário.
Bagagem adicional ou um volume extra
Prioridade nas listas de espera.
Acesso ao assento mais como cortesia.
Passagem rápida na inspeção de segurança
Upgrade cortesia da Classe Econômica para a Classe Executiva em voos internacionais (não vale da Executiva para a Primeira Classe), de acordo com a disponibilidade e as prioridades da lista de espera.
Upgrade cortesia para acompanhante: 6 cupons da classe Econômica para a Premium Business, em voos internacionais, de acordo com a disponibilidade da lista de espera, a partir do segundo semestre de 2016.




Formas de movimentação entre categorias:

Conforme o regulamento:


"5.2. Até 29 de abril de 2016, para ser promovido ou para manter-se na mesma modalidade de CARTÃO, o CLIENTE deverá ter acumulado nos últimos 12 (doze) meses, contados da data da avaliação, no mínimo, a seguinte Pontuação exclusivamente em voos TAM ou oneworld: (i) 15.000 Pontos para o AZUL; (ii) 50.000 Pontos para o VERMELHO; (iii) 100.000 Pontos para o VERMELHO PLUS; e (iv) 150.000 pontos acumulados somente em voos TAM e LAN para o Black.

5.2.1. Até 29 de abril de 2016, caso o cliente não atinja a pontuação em voos necessária para ser promovido ou para manter-se na mesma modalidade de CARTÃO, um segundo critério de avaliação será considerado: a quantidade de trechos (pagantes) TAM e LAN realizados nos últimos 12 (doze) meses, contados da data da avaliação, sendo, no mínimo: (i) 15 trechos em voos TAM para o AZUL; (ii) 50 trechos em voos TAM para o VERMELHO; (iii) 100 trechos em voos TAM para o VERMELHO PLUS; e (iv) 125 trechos em voos TAM para o Black.

5.2.2. A partir 30 de abril de 2016, para ser promovido ou para manter-se na mesma modalidade de CARTÃO, o CLIENTE deverá ter acumulado nos últimos 12 (doze) meses do ano calendário, contados, no mínimo, a seguinte Pontuação exclusivamente em voos TAM, LAN e oneworld: (i) 10.000 Pontos para o GOLD; (ii) 40.000 Pontos para o PLATINUM; (iii) 100.000 Pontos para o BLACK; e (iv) 150.000 pontos acumulados somente em voos TAM e LAN para o Black Signature.

5.2.3. A partir 30 de abril de 2016, caso o cliente não atinja a pontuação em voos necessária para ser promovido ou para manter-se na mesma modalidade de CARTÃO, um segundo critério de avaliação será considerado: a quantidade de trechos (pagantes) TAM e LAN realizados nos últimos 12 (doze) meses do mesmo ano calendário, sendo, no mínimo: (i) 10 trechos em voos TAM para o GOLD; (ii) 40 trechos em voos TAM para o PLATINUM; (iii) 100 trechos em voos TAM para o BLACK; e (iv) 125 trechos em voos TAM para o Black SIGNATURE.

5.2.4. A partir de 30 abril de 2016, caso o cliente não atinja a pontuação em voos necessária para ser promovido ou para manter-se na mesma modalidade de CARTÃO, ou não atingir a quantidade de trechos necessária, um terceiro critério de avaliação será considerado: o CLIENTE deverá ter acumulado nos 12 (doze) meses do ano Civil, no mínimo a seguinte pontuação exclusivamente em voos TAM, LAN ou oneworld, acrescido da quantidade de trechos (pagantes) TAM e LAN realizados, sendo, no mínimo: (i) 60.000 Pontos mais 6 trechos em cabine superior TAM e LAN (Premium Economy ou Premium Business) para o BLACK; e (ii) 120.000 Pontos mais 12 trechos em cabine superior* TAM e LAN (Premium Economy ou Premium Business) para o BLACK SIGNATURE.

*Para Premium Economy serão considerados voos com distância superior a 1.000 milhas partindo do Brasil.

5.3. O programa oferece Pontos Bônus para cada modalidade de Cartão sempre que o CLIENTE realizar um voo operado pela TAM ou pelas empresas aéreas TAM Airlines, LAN Airlines, LAN Peru, LAN Argentina, LAN Ecuador e LAN Colombia, a partir de 1º de junho de 2013: (i) o LATAM terá o critério de Pontuação simples, recebendo pontos de acordo com a tarifa adquirida, (ii) o GOLD dará ao Cliente 25% (vinte e cinco por cento) de Pontuação a mais do que o LATAM, recebendo pontos de acordo com a tarifa adquirida; (iii) o PLATINUM; o BLACK e o BLACK SIGNATURE darão ao Cliente 100% (Cem por cento) a mais de Pontuação do que o LATAM, recebendo pontos de acordo com a tarifa adquirida.

5.3.1. As Pontuações adicionais adquiridas em decorrência das categorias dos Cartões e/ou em decorrência de determinados acordos comerciais, financeiros ou judiciais, serão lançadas separadamente, denominadas como “Bônus”, e não serão computadas para a contagem de Pontos para Upgrade ou Downgrade de Categorias de Cartão.

5.4. O Programa poderá oferecer serviços exclusivos para cada modalidade de Cartão, que serão comunicadas aos Clientes nos materiais distribuídos juntamente com os novos Cartões, e em quaisquer outras oportunidades, sempre que necessário.

5.5. A TAM se reserva o direito de, por acordos comerciais, disponibilizar cartões do Programa LATAM Fidelidade para determinados participantes, respeitando critérios comerciais previamente negociados.

5.6. Poderá ocorrer o rebaixamento de modalidades (“downgrade”), que se dará sempre de uma modalidade superior para a imediatamente inferior, de acordo com uma avaliação a ser feita anualmente pela TAM, considerando-se a Pontuação acumulada durante 01 (um) ano civil, compreendido entre 01 de janeiro a 31 de dezembro (“Ano Civil”).

5.6.1. Anualmente, no mês de março, uma avaliação para a renovação das modalidades é realizada, considerando o ano civil. Caso os critérios descritos nas cláusulas 5.2.1 e 5.2.2 tenham sido alcançados pelo Cliente, a modalidade será renovada por mais 12 (doze) meses, até março do ano seguinte, data em que será realizada uma nova avaliação. Caso os critérios para Upgrade ou manutenção não tenham sido alcançados pelo cliente, ocorrerá o rebaixamento da modalidade (“downgrade”).

5.7. Os Clientes das categorias LATAM e GOLD terão acesso aos benefícios do Programa: (i) por meio do respectivo número do participante ou; (ii) número do CPF, ou; (iii) através da apresentação do cartão virtual disponibilizado pelo Aplicativo TAM Airlines ou; (iv) ou traves do site www.tam.com.br ou; (v) pela Central de Atendimento telefone 4002-5700 (capitais) e 0300 570 5700 (todo o Brasil); não havendo a possibilidade de impressão de cartão físico.

5.7.1 Para as categorias GOLD, PLATINUM, BLACK e BLACK SIGNATURE serão válidos até o mês de março do ano subsequente ao ano de sua primeira entrada na categoria, ou seja, o Cliente deverá considerar o ano de entrada na Categoria e adicionar 15 (quinze) meses."

Atualização de 04/08/2016: revisão das regras do LATAM Fidelidade (ex TAM Fidelidade).

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